Dave Gettleman fica nos Giants. E agora?

Foto: Noah K. Murray-USA TODAY Sports

Dave Gettleman sofreu com muitos rumores na mídia de New York sobre aposentadoria, demissão e até mesmo nova função nos Giants. Mas depois de tudo isso John Mara confirmou que Gettleman permanece no cargo. Confesso que isso não me surpreende visto que sua última offseason foi, de longe, a melhor que ele teve na franquia. 

Dave ainda lidera desde 2019 uma enorme mudança no sistema de scout da franquia. Apesar do draft de 2019 não ter apresentado um aproveitamento tão alto, o draft de 2020 foi bem acima da curva trazendo um grande número de jogadores como titulares da equipe. 

Além disso, a Free Agency também foi muito bem trabalhada. Inegavelmente as aquisições de Blake Martinez, Logan Ryan e, sobretudo, James Bradberry colocaram a defesa dos Giants no trilho novamente. 

E não podemos esquecer de falar em Leonard Williams. Depois de muitas críticas recebidas pela troca de um jogador que estaria na FA no final da temporada 19/20, Williams terminou essa temporada com 11,5 sacks e mostrou que é um excelente jogador. 

Por fim, parece que Gettleman e a franquia conseguiram encontrar seu Head Coach. Joe Judge mostrou que é um excelente líder, que possui um plano, que sabe quais sãos os caminhos que devem ser percorridos para executar o seu plano e, principalmente, sabe montar uma equipe de treinadores para isso.  

Mas e agora, o que Dave Gettleman precisa fazer para que os Giants entrem definitivamente na trilha dos recordes positivos por temporada?

Daniel Jones

Não poderia começar diferente. Ainda não sabemos se será com Jason Garrett como OC, ou não. O fato é que Daniel Jones decaiu demais em termos de produção se comparado com a sua temporada de calouro.

Com Pat Shurmur chamando as jogadas, DJ teve 24 TDs, 12 Ints, 3027 jardas em 12 jogos como titular e 4 jogos com 300+ jardas, 4 TDs e 0 Ints. Com Garrett foram 2943 jardas em 14 jogos, 11 TDs, 10 Ints e nenhum jogo para mais de 300 jardas. 

Como provavelmente Jason Garrett permanecerá como OC da equipe, o trabalho aqui será dar mais armas ofensivas para que Daniel Jones possa desenvolver e tenha sua última oportunidade de mostrar que pode ser o QB da franquia. 

O sucesso de Dave Gettleman está diretamente ligado a esse jogador. Fracassar na escolha do QB pode ser o principal problema para Gettleman enfrentar no final da temporada 2021.

Leonard Williams

Aqui está provavelmente a segunda maior pressão nas costas de Gettleman. Ele acertou na troca com os Jets? Sim. No entanto, de nada valerá essa troca, comprometendo uma 3ª e uma 4ª escolhas de draft, se DG não conseguir renovar e dar um contrato de longo prazo para Leonard Williams.

Além disso, com a esperada redução do Salary Cap para a próxima temporada, a missão não deverá ser das mais fáceis. E vale ressaltar também que Williams quer ganhar como Defensive End e não como Defensive Tackle, posição pela qual ele foi draftado

Esse é um jogador que precisa permanecer para manter a força dessa linha defensiva.

CAP Space

Dave Gettleman e sua equipe deverão trabalhar muito para conseguir ampliar o espaço disponível no cap para a próxima temporada. A projeção de salary cap para as franquias está em um redução para US $175 milhões, o que coloca os Giants com espaço de apenas US $8 milhões. 

Jogadores como Golden Tate, Kevin Zeitler, David Mayo e Nate Solder (este se cortado depois de 1º de junho/21), podem render juntos um fôlego de quase US $40 milhões. Alguns desses certamente devem sair da equipe para que haja a possibilidade de trabalho na FA tentando resolver alguns buracos da equipe. 

Se não houver a redução, a margem para se trabalhar na FA ficará ainda mais confortável. Mesmo assim, Kevin Zeitler pode ser cortado ou ter seu contrato reestruturado.

Free Agency e Draft

Está muito cedo ainda para tentarmos antecipar quais posições investir na FA e quais deverão ficar para o draft. O fato é que Dave Gettleman precisará resolver algumas questões aqui. Primeiro com relação a qualidade dos alvos dados para Daniel Jones tentar mostrar o seu melhor. Segundo com a posição de CB e pass rush que precisam de reforços. E ainda, se sobrar fôlego, pensar em alguma peça para continuar evoluindo a linha ofensiva. 

Dificilmente veremos grandes loucuras nessa offseason na FA. Como mencionado acima, o espaço disponível não será muito grande sem que haja cortes , além disso, devemos lembrar que Saquon Barkley entrará em seu 4º ano de calouro e em breve demandará um robusto contrato.

Considerações finais

Dave Gettleman tem 70 anos, 30 deles dedicados à NFL (quase todos aos Giants). Confesso que não sei exatamente quais são as pretensões dele dentro do esporte, mas muito se especula sobre ele sair da linha de frente como GM e assumir outra função administrativa. Penso que este será o caminho para ele, mas se olharmos o histórico, a franquia costuma manter seus GMs a longo prazo

Além disso, se essa offseason for tão boa quanto a anterior, provavelmente teremos um time muito mais competitivo em campo para a próxima temporada. E se isso acontecer, penso que teremos muito Dave Gettleman pela frente ainda.

E aí torcedor, gostaram da permanencia de Dave Gettleman? Quais são suas expectativas para essa offseason? Entre em contato e deixe seu comentário.

Rômulo Ruggeri: 35 anos, torcedor do New York Football Giants. Grande adepto de sua equipe, Rômulo já esteve no MetLife Stadium. Acompanha a NFL desde que as transmissões se iniciaram no Brasil. Sempre por dentro das particularidades da liga, também é bastante participativo nas análises dos times e jogadores.
Posts relacionados