Em seus 100 anos, a NFL contou com diversos grandes nomes que inegavelmente ajudaram a enriquecer a história da liga mais rica do planeta. Entre esses nomes temos jogadores, treinadores, donos de times entre outros envolvidos com a bola oval. Descubra agora um pouco mais sobre Dan Marino, um dos maiores quarterbacks da história da liga.
O primeiro nome da série foi Vince Lombardi.
A carreira universitária
Daniel Constantine Marino Jr. nasceu em Pittsburgh em 15 de setembro de 1961. Em 1979, ele entrou para a Universidade de Pittsburgh, onde jogou até 1982. Em seu último ano, jogando o SugarBowl, surpreendentemente ele conseguiu um passe para touchdown com menos de um minuto para o fim do jogo. Assim, ele garantiu a vitória do Pittsburgh Panther contra o Georgia Bulldogs. Esse lance, aliás, é considerado pelo próprio Dan Marino como o melhor passe de sua carreira universitária. Confira no vídeo abaixo:
O Draft de 1983
Marino entrou para a NFL em 1983. Ele foi draftado na 27ª escolha pelo Miami Dolphins. Marino foi apenas o sexto QB escolhido em uma classe que é considerada, por muitos, como a melhor da história. Os QBs selecionados antes dele foram John Elway (1ª escolha), Todd Blackledge (7ª), Jim Kelly (14ª), Tony Eason (15ª) e Ken O’Brien (24ª). Dan caiu no draft depois de um último ano não tão bom no futebol americano universitário e rumores de uso de drogas recreativas. Ele nunca havia conversado com o técnico Don Shula dos Dolphins antes de ser escolhido, pois não era esperado que o jogador estivesse disponível na escolha 27.
O primeiro ano
Após começar a temporada como reserva do quarterback David Woodley, Dan Marino assumiu a posição de titular na semana 6 da temporada. Com 7 vitórias em 9 jogos em seu ano de calouro, ele levou os Dolphins para os playoffs. Mas com duas interceptações lançadas, ele não conseguiu conduzir os Dolphins à vitória contra os Seahawks. Marino, então, conheceu a sua primeira derrota em pós temporada. Apesar disso, ele foi escolhido para o ProBowl já em seu ano de calouro.
MVP e Superbowl
A derrota nos playoffs parece ter mexido com Dan Marino. Na temporada de 1984 ele quebrou diversos recordes. Entre eles, o de jardas passadas em uma temporada, com 5.084. Recorde que só foi batido em 2011 por Drew Brees e ainda hoje é a 10ª maior marca da história. Ainda mais impressionante foi o recorde de touchdowns lançados. Com 48 passes para TD ele estraçalhou o antigo recorde (36) que havia sido estabelecido em 1963. Esse recorde só foi batido em 2004 por Peyton Manning e até hoje só foi ultrapassado 4 vezes. Com esses números, ele foi eleito, pela única vez na carreira, o MVP da temporada.
Nos playoffs, Marino continuou a sua quebra de recordes. Após uma vitória contra os Seahawks para vingar a derrota do ano anterior, os Dolphins então enfrentaram os Steelers na final de conferência. Em um jogo magistral, o QB levou o time de Miami à vitória ao lançar para 421 jardas e 4 TDs, recordes que permanecem até hoje para uma final de conferência da AFC.
Assim, Marino seguiu com os Dolphins para enfrentar o San Francisco 49ers de Joe Montana no Super Bowl XIX. Marino não repetiu as boas atuações no SuperBowl e lançou para um touchdown e duas interceptações, não conseguindo assim levar os Dolphins à vitória. Essa foi a única vez que Marino chegou ao SuperBowl. Entretanto, ele chegou à pós temporada 10 vezes entre 1983 e 1999.
Números e prêmios
Apesar de nunca mais chegar ao SuperBowl, a carreira de Dan Marino conta com números expressivos e diversos prêmios. Ele é o 5º colocado em passes para TD na carreira (420), bem como em jardas totais (61.361). Além disso, foi o primeiro jogador a passar para mais de 5.000 jardas e 40 TDs em uma temporada. Também foi eleito o MVP da temporada de 1984, selecionado para 9 ProBowls e oito vezes para o All-Pro Team. Por fim, foi eleito o Man of the year em 1998 e comeback player em 1994. Ah, ele ainda foi indicado para Hall da Fama da NFL e também para o Top 100 jogadores da história.
Conhecido pelo seu braço forte e por passes rápidos, Dan Marino revolucionou o jogo e é assim considerado por muitos, eu inclusive, o maior jogador da história da NFL que nunca ganhou um SuperBowl.
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum nome para contarmos a história? Então entre em contato conosco