As cinco piores escolhas da história do draft da NFL

Fonte: Sporting News

O draft 2021 da NFL está chegando. Com isso, aumenta a expectativa dos torcedores para saber quem serão os reforços de cada equipe, se as principais necessidades dos times serão preenchidas e quais serão as picks mais contestadas (Jordan Love no ano passado, por exemplo).

Todo ano temos os chamados Busts. Jogadores que geram uma alta expectativa, são selecionados nas primeiras escolhas, não rendem o esperado e depois os times e torcedores olham para os nomes que estavam disponíveis e bate aquele arrependimento. Para já irmos entrando no clima, vou trazer aqui as 5 piores escolhas da história do draft da NFL.


5 – Rich Campbell

Com a sexta escolha do draft de 1981, o Green Bay Packers selecionou Rich Campbell. Saído da universidade da Califórnia, Campbell merece um lugar na lista por ser o único quarterback da história da NFL que foi escolhido entre primeiras 10 escolhas do draft e nunca foi titular em uma única partida na liga. De fato, a escolha dele deve ter sido tão traumática que os Packers só voltaram a selecionar um QB no primeiro round em 2005, quando escolheram Aaron Rodgers.


4 – Tony Mandarich

A década de 80 não foi muito boa para os Packers no draft. Sendo visto como o melhor prospecto da história para um jogador de linha ofensiva, a escolha de Tony Madarich não podia dar errado. Foi isso que o time de Green Bay pensou quando selecionou o jogador com a segunda escolha geral. Porém, problemas com o álcool e anabolizantes acabaram com a carreira do jogador. Os Packers ainda viram os 3 jogadores escolhidos logo depois de Mandarich (Barry Sanders, Derrick Thomas e Deion Sanders) serem indicados para o Hall da Fama da NFL.


3 – Mitchell Trubisky

O Chicago Bears tinha a terceira escolha do draft 2017. Precisando urgentemente de um quarterback, o time investe 3 picks para trocar com os 49ers e ter o direito de ser a segunda franquia a escolher um jogador. Com todo mundo sabendo que os Browns abririam o draft escolhendo Myles Garrett, o time de Chicago garantia assim a possibilidade de selecionar o melhor QB da classe.

Após muitas análises, o time seleciona… Mitchell Trubisky. Falar depois dos resultados é fácil, mas é impossível não comparar a escolha com outros nomes da classe. E que classe! Na escolha 12, os Texans escolheram Deshaun Watson. E, para deixar ainda pior a escolha dos Bears, o décimo jogador escolhido foi um tal de Patrick Mahomes. Não temos como saber se esses dois nomes teriam o mesmo sucesso em Chicago. De qualquer forma, não podemos deixar de colocar essa entre as piores escolhas da história do draft.


2 – Ryan Leaf

Com a segunda escolha geral do draft de 1998, o San Diego Chargers draftou o quarterback Ryan Leaf. Se não bastassem as pífias 4 vitórias em 21 jogos, Leaf ainda lançou quase 3 interceptações para cada touchdown (36 INTs e 14 TDs). Para piorar ainda mais, a primeira escolha daquele ano foi Peyton Manning. E ainda haviam alguns malucos que tentavam comparar os dois nomes antes do draft, afirmando que Leaf tinha um braço mais forte. Tudo bem que quarterback é a posição mais importante do jogo e os prospectos são geralmente super valorizados, mas pensar que nomes como Randy Moss e Charles Woodson estavam disponíveis não deve deixar nenhum torcedor dos Chargers feliz.


1 – JaMarcus Russel

Praticamente uma unanimidade quando se fala das piores escolhas da história do draft, JaMarcus Russel gerou uma expectativa altíssima em 2007, sendo inclusive comparado a John Elway nas análises pré draft. Com isso, o então Oakland Raiders não teve dúvidas em usar a primeira escolha geral no que se esperava ser o novo franchise quarterback da franquia. Porém, o que se viu foi totalmente diferente. Em sua curta carreira, Russel mostrou muita falta de comprometimento com treinos e, em 31 jogos, conquistou apenas 7 vitórias. Foram 18 passes para touchdown e 23 passes interceptados. Os Raiders com certeza não ficaram, nada felizes quando dispensaram o jogador após 3 temporadas. Ainda mais quando viram o sucesso de Calvin Johnson, escolhido pelos Lions com a segunda escolha.

E aí, torcedor? Para você quais as piores escolhas da história do draft? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.

Cadu Pagnoncelli: 36 anos, torcedor do Dallas Cowboys. Atualmente vive na Holanda e é o grande responsável por divulgar a marca TrickPlay em terras europeias. Acompanha a NFL de perto há mais de duas décadas e, justamente por isso, é um entusiasta da história e das regras do esporte.
Posts relacionados